Circulação aberta ou lacunar: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo para a ocorrência, diretamente com as células, das trocas gasosas. Essa circulação é vista em artrópodes e moluscos.
O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto. O sangue circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. ... Os insetos, quilópodes e diplópodes não possuem esse pigmento, pois a chegada do oxigênio se dá por meio do sistema de traquéias.
Sistema de transporte típico de artrópodes, como os insetos, e moluscos (exceto cefalópodes), também designado sistema circulatório lacunar, em que o líquido circulante - hemolinfa - não se encontra sempre dentro de vasos ou órgãos.
Recebe o nome de sistema circulatório aberto, pois nem todo o trajeto do sangue é percorrido dentro de vasos. O sistema circulatório dos artrópodes e da maioria dos musculoso, exceto os cefalópodes, é aberto.
A hemolinfa possui diversas funções, tais como ajudar nas trocas químicas entre os tecidos, participar da defesa imune dos artrópodes, promover a coagulação e fechamento de ferimentos (evitando perda de hemolinfa e entrada de bactérias), combate microorganismos invasores.
- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.
Circulação. A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.
O sistema circulatório dos crustáceos assemelha-se ao de outros artrópodes, e as trocas gasosas geralmente são feitas nas brânquias. Eles possuem um coração dorsal que varia em forma, bem como vasos sanguíneos que variam de acordo com o tamanho do animal.
Sistema circulatório dos insetos A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos.
O sistema de Respiração Traqueal dos insetos Os pigmentos respiratórias estão ausentes no sangue, porque o sistema de distribui traqueal O2 ou ar diretamente para as células.