A Primeira Lei da Termodinâmica é uma consequência direta do princípio de conservação da energia. De acordo com esse princípio, a energia total de um sistema sempre se mantém constante, já que ela não é perdida, mas sim, transformada.
A primeira lei da termodinâmica aplica o princípio de conservação de energia a sistemas em que a transferência de energia para dentro e para fora do sistema se dá pela transferência de calor e pela realização de trabalho.
Leis da Termodinâmica Lei Zero da Termodinâmica - trata das condições para a obtenção do equilíbrio térmico; Segunda Lei da Termodinâmica - trata da transferência de energia térmica; Terceira Lei da Termodinâmica - trata do comportamento da matéria com entropia aproximada a zero.
Conservação da energia pelo princípio da termodinâmica. ... "Em um sistema, a variação de sua energia interna é a diferença entre o calor trocado com o meio e o trabalho realizado pela força que o sistema exerce em sua vizinhança."
Primeira Lei da Termodinâmica A quantidade de calor, o trabalho e a variação de energia interna possuem como unidade de medida padrão o Joule (J). Um exemplo prático da conservação de energia ocorre quando uma pessoa usa uma bomba para encher um objeto inflável, ela está usando força para colocar ar dentro do objeto.
Primeira Lei da Termodinâmica para um sistema fechado Se num sistema fechado trabalho e calor estão presentes, então o trabalho realizado não iguala a mudança de energia do sistema, pois o processo não é adiabático.
"É impossível construir uma máquina que, operando em ciclos termodinâmicos, tenha como único efeito converter integralmente em trabalho todo o calor recebido. " ... Esse enunciado nos diz que nenhuma máquina térmica é capaz de transformar em trabalho todo o calor que recebe.
A primeira lei da Termodinâmica representa a aplicação do princípio de conservação da energia a sistemas que podem trocar energia com a vizinhança por calor. ... A segunda lei da Termodinâmica dá conta desta falta de simetria. Vamos discutir, a seguir, dois enunciados equivalentes para a segunda lei da Termodinâmica.
Essa lei postula que: A variação da energia interna em um corpo é expressa pela diferença entre a quantidade de calor trocada por um corpo e o trabalho realizado durante a transformação termodinâmica.
A primeira lei afirma que, apesar da quantidade de energia W trocada por trabalho e da quantidade de energia Q trocada por calor entre o sistema e a vizinhança dependerem, cada uma delas, do processo pelo qual o sistema passa de um estado para outro, a diferença Q − W não depende.