O Espanto. A filosofia nasce do espanto. A atitude do filósofo é a de encarar como inédito tudo e todas as coisas. ... De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples.
Para Aristóteles, a filosofia surge do espanto, da admiração. O espanto causa a atitude do filosofar justamente por despertar o indivíduo para o questionamento, para que estes deixem a condição de ignorância e construam o conhecimento verdadeiro.
O espanto é considerado o ponto de partida para uma atitude filosófica. A partir do espanto, o ser social deixa de ser indiferente à sua realidade, as ações e os acontecimentos geram o espanto e impulsionam uma atitude crítica, racional, contestadora e problematizadora.
O sentido grego da palavra admiração é espanto. Quando estamos diante de uma situação diferente, inesperada, temos uma atitude de admiração e esta atitude é ponto de partida para o ato de filosofar, pois nos leva à descoberta de nossa própria ignorância e à indagação sobre o que ignoramos.
"A filosofia é radical enquanto explicita os fundamentos do pensar e do agir", é "rigorosa porque dispõe de um método claramente explicitado que permite proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica" através de uma "linguagem rigorosa que permite definir claramente os conceitos, evitando as ...
a filosofia é nada mais, nada menos que: a procura do conhecimento, e o equilíbrio interpessoal em relação do bem e do mal... ou seja, a atitude filosófica é racional, porque expande e deriva do saber, de fatos ou não, dependendo da forma do pensamento..
Aristóteles considera o espanto como a origem do pensar filosófico, portanto, a origem da filosofia. Em outras palavras, o espanto é impresso no filósofo como uma admiração genuína diante do que a natureza expõe bem como a aceitação de questões naturalmente incompreendidas.
Significado de Espanto substantivo masculino Surpresa causada por algo inesperado. ... Que causa admiração, estranheza, surpresa; assombro. Etimologia (origem da palavra espanto).