Existem duas formas de usar a palavra CAN na forma negativa, ambas com o mesmo significado: CANNOT, que é a forma não contraída, e CAN'T, que é a forma contraída e mais utilizada.
O verbo can integra a lista dos modal verbs, servindo como auxiliar para complementar ou alterar o sentido da frase. É muito utilizado nos discursos informais e sua interpretação mais comum é como "poder". ... Este verbo pode ser usado para expressar habilidade, possibilidade, permissão e probabilidade.
Can é usado quando queremos expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos principais modal verbs (verbos modais) da língua inglesa.
Já a palavra CAN'T sempre mantém a pronúncia normal, que chamamos de pronúncia forte: /kænt/. Além disso, no inglês americano, o /t/ praticamente desaparece na pronúncia. Portanto, podemos resumir assim: CAN » / kən/ ou /kn/
O could é usado em momentos que poderíamos substituí-lo por "podia/poderia" ou "conseguia/conseguiria" no português. Ele serve tanto para fazer um pedido para outra pessoa, bem como falar sobre algo que era feito no passado ou para falar sobre a possibilidade de algo acontecer no futuro.
Assim como em frases afirmativas com o verbo TO BE, CAN se torna um simples apêndice atônico do verbo (ao contrário do que ocorre em português com o verbo poder ou conseguir), enquanto que sua forma negativa CAN'T sobressai em relação ao resto da frase. ...
Conjugação do verbo "to can"
Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.
Por exemplo: