A solubilidade dos sais é uma forma de classificação que nos mostra a capacidade que essas substâncias inorgânicas possuem de se dissolver ou não em água. Conhecer a solubilidade dos sais é importante porque, quando eles se dissolvem em água, sofrem o fenômeno da dissociação (liberação de cátions e ânions).
A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares.
A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.
Num dos copos (copo 1) deita 2-3 colheres pequenas cheias de sal e mexe até dissolver. Continua a adicionar sucessivas colheradas de sal, mexendo sempre. Só se adiciona uma nova colher de sal depois de se ter dissolvido completamente o sal deitado antes. 3.
No caso do cloreto de sódio: Quando "jogamos" um cristal de NaCl em água, seus íons interagem com a água e pode ocorrer a dissociação. Cada íon acaba atraindo o lado positivo das moléculas de água (hidrogênios), enquanto o lado positivo (sódio) atrai o lado negativo das moléculas de água (oxigênio).
⇒ Mistura homogênea: Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase.
A água possui grande capacidade de dissolver diversas substâncias, o que a torna um "solvente universal". Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações. Essa propriedade é explicada pela polaridade da molécula.
A água age como ácido ou base. ... Substâncias que podem atuar, como um ácido ou como uma base, são chamadas de anfóteras. Assim sendo, se combinarmos a água com uma base, ela atua como ácido e vice-versa.