O Instituto Médico-Legal (IML) realiza exames médico-periciais de natureza criminal em pessoas vivas ou mortas. Os exames em pessoas vivas são os exames de lesão corporal ou corpo de delito.
Nos IMLs ou DMLs são realizados vários exames de corpo de delito e perícias, como:
Decreto nº 6.440, de 30 de março de 1907.
O auxiliar de necropsia (do grego: necro (morte, morto ou cadáver) + psia (ação de ver ou examinar) é o profissional que trabalha ao lado do médico legista e pode trabalhar em funerárias, IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e nas prefeituras que tenham o Serviço de Verificação de Óbito (SVOs).
Um cadáver deverá ser encaminhado ao IML quando a morte for proveniente de algum tipo de violência ou causas externas como: acidente de trânsito ou de trabalho, homicídio, suicídio, afogamento, intoxicação exógena, vítimas de incêndios, eletrocussão, bronco aspirações, dentre outras causas externas ou ainda quando for ...
O processo de liberação de um corpo no IML deve ser acompanhado sempre por um parente em primeiro grau (pai, mãe, filho) ou cônjuge. ... Entretanto, um amigo da família também poderá liberar o corpo, desde que tenha uma autorização do delegado de polícia local.