Sem malícia; singelo, puro ou sincero: simples como uma criança. Que se deixa facilmente enganar; ingênuo. Só e/ou único; uma simples palavra bastava.
Em outras palavras, quem é simples se mostra capaz de apreciar as pequenas coisas. Também agradece por elas. Não tem suas expectativas nem suas ambições em algo muito elevado, uma montanha muito alta que cubra a felicidade. Portanto, o primeiro favorecido com a simplicidade é quem a possui.
Em teologia, simplicidade divina é o atributo segundo o qual os atributos de Deus não se distinguem da sua essência, isto é, não são alguma coisa adicionada a Deus. Desta maneira, a justiça, em Deus, não é alguma coisa lhe adicionada, mas justamente é da sua essência.
Deus não é composto, não muda, não experimenta intensidades diferentes, sentimentos diferentes. Deus permanece sendo sempre amor, com a mesma intensidade, portanto. Deus não é corpo, pois corpo tem partes… Entende-se, pois, o que significa dizer que "Deus é simples".
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. ... A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
Um dos ensinos de Jesus nos manda ser simples como as pombas e prudentes como a serpente. ... Segundo o presbítero André Sanchez, a orientação completa de Jesus é esta: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas", Mateus 10:16.
Bom, uma pessoa simples é feliz e tem uma personalidade mais cômoda, capaz de lidar com a ideia de ser da maneira que se tem como "ideal". Ela se baseia em cinco sensos: bom senso, didático, de rua, de moda e para negócios.