1. Em Portugal a expressão significa não deixar fazer nada.
As técnicas para cortar as asas variam principalmente no número de penas cortadas e na quantidade de cada pena deixada para trás. Um corte leve em apenas uma das asas pode prejudicar muito o voo de uma ave, pois torna a ave desequilibrada no ar, então sempre deve ser realizado em ambas as asas.
"É interessante cortar a asa para que o animal não consiga voar, evitando assim fugas e acidentes como quedas de locais altos, não ir parar em cima de um fogão quente, dentro do chuveiro, se afogar em uma banheira, no vaso sanitário", afirma.
De acordo com a Dra. Mariana, a resposta é não! "Não é possível fazer isso em qualquer ave ou em qualquer idade", diz. ... Também pensando no bem-estar do pet, a veterinária ressalta que o corte das penas nas asas só é válido caso a intenção seja realmente interagir e deixar a ave livre pela casa de vez em quando.
b) A expressão "cortar as asas antes do voo" tem o sentido de impedir que algo aconteça, cresça, ascenda antes do início de um processo.
a) A palavra "espeta" foi empregada em sentido figurado: "incluir, inserir". O termo foi empregado em uma alusão à reação de contrariedade do autor que se sentiu desrespeitado por ter o seu texto "corrigido" pelo revisor.
As asas do pássaro não devem ser aparadas antes que ele possa voar. Cortá-las cedo demais pode atrofiar o crescimento normal das penas. Decida se você quer que um veterinário corte as asas do seu bicho de estimação. Se você nunca o fez antes, é aconselhável levar a ave a um veterinário na primeira vez.
Por isso, não existe um tempo certo pra aparar as penas. Depende da muda (que pode acontecer logo em seguida de você aparar as asas ou pode demorar). Lembrando também que as penas não caem todas ao mesmo tempo. Então algumas vão cair e outras não.
Se caso um corte errado gerar algum sangramento, o procedimento adequado é o de arrancar a pena pelo canhão, bem rente à pele puxando-o totalmente com algum acessório como uma pinça ou alicate esterilizado e finalizar com a limpeza do local com algodão e soro fisiológico.
Dê uma limpada no local com soro fisiológico para evitar bactérias, etc. E se realmente o machucado tiver sido muito feio, leve-a até um veterinário pois somente ele saberá como imobilizá-la e evitar maiores problemas.