Civilização é um complexo conceito da antropologia e história. Numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante.
Barbárie e civilização são conceitos antagônicos, mas que representam a condição e estrutura de uma sociedade. ... Por outro lado, a barbárie consiste no estado de caos e desordem, quando não há uma cultura ou um padrão de convívio entre os indivíduos, tornando-os seres cruéis, violentos e ignorantes.
Os primeiros assentamentos humanos permanentes apareceram há mais de nove mil anos atrás e pouco a pouco se desenvolveram no que hoje é conhecido como a civilização do Vale do Indo, a qual teve seu florescimento ao redor de 3 300 a.C., no oeste do atual território indiano.
O processo civilizador é a operação de transmissão de uma cultura que faz com que as regras e normas sociais, num determinado momento de origem externa, se inscrevam no indivíduo e passem a operar sob a forma de autocontrole.
Os gregos consideravam legítima a escravidão dos persas, já que não eram gregos, ou seja, civilizados, e eram, portanto, bárbaros. ... da "civilização" que era preciso levar para além-mar.
Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro.
Para o pensamento clássico, é fundamentalmente o conjunto de fenômenos religiosos, intelectuais, políticos etc. e dos valores que a ele correspondem, caracterizando as populações que participam da herança grego-romana e do cristianismo.