Dom Ruy Díaz de Vivar, apelidado como El Cid Campeador, ("Cid" é uma corruptela de "saiyd", título que em árabe de época significa "Senhor") - é personagem da história real. Foi cavalheiro corajoso que participou das guerras entre cristãos e mouros muçulmanos na Península Ibérica no decorrer da Idade Média.
Rodrigo Díaz de Vivar Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido como El Cid, nasceu na pequena aldeia de Vivar, localizada ao norte da província de Burgos, capital do Reino de Castela, na Espanha, por volta de 1043.
Vivar del Cid, Espanha O Cid/Local de nascimento
Catedral de Burgos, Burgos, Espanha O Cid/Local de enterro
Paulo. Conta a lenda que Rodrigo Diaz de Vivar, o herói espanhol que, no século 11, liderou a luta contra os mouros, venceu suas maiores batalhas depois de morto. Entrou para a história como o Cid Campeador.
Mouros são considerados os povos instalados na região da Península Ibérica durante a Idade Média. ... No início, os mouros eram aniquilados pelos povos que os conquistavam. Porém, após o século IX, eles passaram a ser poupados, alguns deles para serem utilizados no trabalho escravo, com maior concentração em Portugal.
Sua vida e feitos se tornaram, com as cores da lenda, sobretudo devido a uma canção de gesta (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copista Pedro Abád, cujo manuscrito se encontra na Biblioteca Nacional da Espanha, um referencial para os cavaleiros da idade média.
Mouro era o nome dado pelos cristãos às pessoas de pele escura e de religião muçulmana que habitaram a Península Ibérica, do século VIII ao XV. O termo vem dos romanos que nomearam Mauritânia a uma de suas províncias na África.
Desse modo, a palavra "mouro" pode referir-se a todos os habitantes do noroeste da África que são muçulmanos ou falam o árabe ou, ainda, aos muçulmanos de origem espanhola, judaica ou turca que vivem no norte da África. Em francês, "maure" (mouro) designa os nómades da região do Saara Ocidental.
Muitas vezes usa-se mouro como sinônimo de árabe. No entanto, mouro, como vimos, se refere aos povos berberes e aos muçulmanos que viviam na Península Ibérica e que não eram árabes. Afinal, os árabes são aqueles que nascem nos países como o Egito, Arábia Saudita, Iêmen, Líbano, etc.