Os testes de consumo por performance do SPECint2006 mostram superioridade do Snapdragon 888, mas há ganhos massivos do Exynos 2100 sobre o Exynos 990. ... A evolução de geração para geração é visível, e o novo chipset da Samsung chega a superar o Snapdragon 865 Plus e o Kirin 9000.
O Exynos 2100, primeiro chip com 5G integrado da Samsung, foi fabricado no processo de 5 nm, o que permite que o SoC seja 20% mais econômico em consumo de energia, além de 10% mais rápido que os chips anteriores feitos em 7 nm.
Em novembro de 2020, o smartphone chegou ao país com o polêmico chip Exynos 990, de fabricação própria. Os chips da Qualcomm são conhecidos pelo bom desempenho e baixo consumo de energia. ... A Samsung dá preferência ao chip Exynos porque consegue economizar no processo de fabricação.
"Smartphones com chips Exynos SoC têm desempenho mais lento, menos bateria, usam sensores e processamento inferiores da câmera, aquecem mais rapidamente, entre outras questões...", escreveu o usuário na petição.
Na pontuação geral, a plataforma Snapdragon 865 vence com uma larga diferença, fazendo 539184 em relação aos 516138 do Exynos 990. Nas categorias de Experiência de Usuário (UX), Memória (MEM) e CPU, ainda fica bem clara essa diferença, onde o chip da Qualcomm é 6% ou mais superior ao da Samsung.
A Samsung anunciou nesta segunda-feira (16) que começou a produzir em massa seu primeiro chip com processo de fabricação FinFET de 14 nanômetros, o Exynos 7 Octa (7420). O novo processador octa-core terá quatro núcleos Cortex-A57 de 2,1 GHz e outros quatro Cortex-A53 de 1,5 GHz.
A Samsung também utiliza o sistema Heterogeneous Multi-Processing (HMP), o que permite que atividades simples sejam executadas por 1 núcleo, e quando foi necessário mais poder de processamento, os 8 núcleos podem ser acionados ao mesmo tempo. Os processadores Exynos se diferenciam das linhas Snapdragon pela sua GPU.
A fabricante decidiu descontinuar o uso do Exynos 990 após várias reclamações dos usuários, que reportaram um consumo excessivo de bateria mesmo após as atulizações de software e desempenho inferior, principalmente em jogos.
Os dois chips têm os mesmos núcleos de CPU e a mesma disposição. No entanto, o Exynos 2100 leva a melhor nesta categoria, pois todos os seus núcleos de CPU têm uma freqüência mais alta do que os do processador Snapdragon 888.