Resumidamente, um benefício cessado representa, para o INSS, a finalização do direito do segurado a receber determinado serviço previdenciário, seja esse de caráter temporário (auxílio-doença ou salário-maternidade) ou permanente (aposentadoria por invalidez ou pensão por morte).
Quando INSS encontra alguma possível irregularidade no benefício, é enviado uma notificação ao segurado. ... É por ela que você vai comprovar que está tudo certo com seu benefício e tem direito a recebê-lo. Mas caso essa defesa não seja apresentada em até 30 dias após a notificação, o seu benefício ficará suspenso.
Por exemplo, imagine que você receba Auxílio Reclusão e o benefício foi suspenso porque o segurado instituidor do benefício fugiu da prisão. Em regra, você não pode fazer nada para voltar a receber o benefício, pois ele só voltará a ser pago quando o segurado retornar à prisão.
Pessoa que está com o benefício do INSS suspenso ou encerrado.
Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias e ele pode ser acessado aqui, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa.
A suspensão interrompe o pagamento dos benefícios por dois meses, como consequência do descumprimento de condicionalidades pela família. Só pode ser realizada pelo MDS. Encerrado o prazo, o pagamento é regularizado, mas a família não recebe os benefícios que ficaram suspensos.
PROVA DE VIDA: Quem teve beneficio suspenso pode realizar a comprovação pelo Meu INSS. Os beneficiários e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram o beneficio suspenso ou cessado por conta da não realização da Prova de Vida, agora podem fazer a comprovação pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
Benefício para os dependentes do trabalhador urbano de baixa renda que: tenha 24 meses de atividade urbana reconhecida pelo INSS; esteja preso em regime fechado ou em regime semiaberto preso até 19; ... não receba salário ou benefício do INSS durante a prisão.