CEO é a sigla inglesa para o termo Chief Executive Office, que em português corresponde ao Diretor Executivo. O CEO é a pessoa de maior autoridade na hierarquia da empresa e precisa ter uma visão completa da operação, afinal é dele a responsabilidade de guiar as ações e tomar as decisões finais.
A liderança efetiva de um CEO (Chief executive officer) é um aspecto essencial para o sucesso de uma empresa e sua equipe. ... O CEO é responsável pelo sucesso geral de uma organização e possui a autoridade máxima para tomar as decisões finais.
Elon Musk – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Enquanto o CEO é responsável pelas operações gerais de uma empresa, os CFOs têm suas atenções voltadas exclusivamente para questões financeiras e orçamentárias. O CFO é o profissional que avalia as forças financeiras de um negócio, faz suas análises e recomenda ao CEO ações de melhoria.
Agora, conforme divulgado pela Bloomberg, o valor total da fortuna Elon Musk, dono da Tesla, é estimada em 174 bilhões de dólares.
De uma maneira simples, o CEO tem a visão e o presidente tem a "manha". O presidente é o responsável pelo operacional e tático da empresa, muitas vezes sendo o próprio COO (Chief Operations Officer). Enquanto o CEO está mais voltado ao planejamento e objetivos estratégicos de médio e longo prazo.
COO significa Chief Operating Officer, ou seja, refere-se ao Diretor Operacional. Ele auxilia o CEO por acompanhar mais de perto a rotina operacional da empresa. É sua função garantir a produtividade e a gestão adequada dos recursos. O COO reporta-se ao CEO e trabalha em conjunto com o CFO.