Caminho de Emaús: Cristãos deveriam ser os primeiros a apoiarem medidas pela inclusão. Há uma passagem bíblica que me chama muito a atenção pela beleza, ela acontece no Caminho de Emaús e é muito famosa nas liturgias da Páscoa. Cristo acaba de ser crucificado e dois seguidores dele estão indo de Jerusalém para Emaús.
Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição.
Chegando em Emaús, os discípulos convidam Jesus para entrar a e jantar com eles. Se realmente se trata de um casal, então seria entrar na sua casa, no aconchego do seu lar, e não numa hospedaria, como normalmente a gente supõe.
No relato, quando Jesus apareceu a Cléopas e o outro discípulo, a princípio os "olhos deles não o puderam reconhecer". Posteriormente, quando Jesus, "estando com eles à mesa, tomando o pão, deu graças, e, partindo-o, dava-lhes", eles o reconheceram.
Emaús, conhecida também como Nicópolis (em grego: Νικόπολις), era um povoado da Palestina (entre os séculos III e VII d.C. era uma cidade), localizada a aproximadamente 30 km a oeste de Jerusalém na fronteira entre as montanhas da Judeia e o Vale de Ayalon.
Jesus, que os segue sem se fazer notar, alcança-os e caminha com eles. Lucas expõe assim a situação: "Jesus começou a caminhar com eles, mas os seus olhos não eram capazes de reconhecê-lo". ... Embora ainda não saibam quem ele é, os dois caminhantes sentem necessidade de estar com Jesus. Faz-lhes bem sua companhia.
Emaús (grego: Ἐμμαούς, em latim: Emmaus, em hebraico: חמת Hammat, significando "riacho quente", em árabe: عِمواسImwas) foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 11 km ao noroeste da moderna Jerusalém.
Cleófas: Possui o brilho da glória.
Emaús (grego: Ἐμμαούς, em latim: Emmaus, em hebraico: חמת Hammat, significando "riacho quente", em árabe: عِمواسImwas) foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 11 km ao noroeste da moderna Jerusalém.
A maioria dos manuscritos antigos do Evangelho de Lucas que chegaram até nós indicam a distância de 60 estádios (cerca de 12 km) entre Jerusalém e Emaús. No entanto, existem vários manuscritos que indicam a distância como 160 estádios ( 30 km).