Os búzios são conchas que foram preparadas em diversos rituais, antes de serem utilizadas. O jogo de búzios é um sistema ocular e está ligada a prática do Candomblé, devendo ser apenas jogado por pessoas iniciadas na religião. ... Os búzios são empregados para adivinhações.
A função principal do jogo de búzios é orientar o consulente nos mais variados assuntos: pessoais, sentimentais, profissionais, mostrando assim um caminho, ou luz, esclarecendo o que é de cunho espiritual ou material. As divindades que comandam o jogo de búzios são Òrúnmìlà, Exu e Oxum.
O jogo de Búzios é uma maneira com que pais e mães de santo se comunicam com os orixás. Por meio do jogo de Búzios na Umbanda, os filhos dos orixás podem perguntar sobre seu passado e sobre seu futuro e pedir orientações sobre o que fazer em momentos de dificuldade.
Na opinião de alguns, o lado aberto seria a abertura natural, e segundo outros, o lado aberto é o lado que se abre manualmente. Seja qual for o método, se pela fenda natural, ou pelo lado que se abriu manualmente, o lado considerado "aberto" será sempre positivo, e o lado considerado "fechado", será sempre negativo.
Porque se cobra para jogar Búzios? ... Oxum foi conversar com Ifá (o Orixá dos Búzios) e este disse que Exú estava certo e acrescentou mais dizendo que todos os que desejassem se beneficiar dos segredos do Oráculo pagassem algo a ela, a Exú e a ele mesmo.
Antes de jogar os Búzios, o adivinho reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes as suas perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.