A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.
O fluxo sanguíneo significa a quantidade de sangue que passa por uma seção transversal de um vaso, por unidade de tempo.
Existem basicamente dois tipos de fluxo sanguíneo: Fluxo laminar→estável; organizado em linhas de corrente, com camadas de sangue equidistantes da parede do vaso; a porção central tem maior velocidade.
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.
O sangue usualmente flui em linhas de fluxo com cada camada do sangue permanecendo a uma mesma distância da parede do vaso, este tipo de fluxo é chamado fluxo laminar. – Quando o fluxo laminar ocorre, a velocidade do sangue no centro do vaso é maior que na direção da borda externa criando um perfil parabólico.
O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular).
Transportar nutrientes, eliminar produtos do metabolismo, levar hormônios de uma parte do corpo a outra. Intensidade do fluxo sanguíneo nos tecidos depende da sua necessidade de nutrientes.
As artérias transportam um sangue sob alta pressão. Isso acontece, pois elas partem do coração, ao bombear o sangue o impulsiona sob a forma de um fluxo rápido.
Fluxo é expresso em l/min e o tempo em segundos; Resultado expresso em litros e seria multiplicado por um fator c = 1/60, para o resultado ser representado em litros. Para calcular a velocidade, usa-se: v = V´/A Grandezas dependentes do tempo.