Assim, a frase «Até à data, ninguém chegou ao planeta HD 189733b» significa «até ao momento da data de hoje, nenhum ser humano pisou o solo daquele planeta». Até também pode ser usado como advérbio.
É inadequada, portanto, para se referir a um marco temporal situado no presente, ou seja, neste momento. "Até agora", "até aqui" ou "até hoje" seriam as formas corretas nesse caso. Se não funciona para falar do presente, a fórmula "até então" pode ser aplicada tanto ao passado quanto ao futuro.
Quando indica limite ou espaço ou quantidade, a palavra até é uma preposição. Exemplificando: «podemos caminhar até aqui»; «o espetáculo dura até amanhã»; «estamos a pensar ir até ao Gerês»; «o pavilhão alberga até 3000 pessoas».
1 já, agora, neste instante, hoje em dia, presentemente, atualmente, hoje, na atualidade, na época atual, no momento atual, no presente, nos dias de hoje, nos dias que correm, recentemente, hodiernamente, modernamente, na contemporaneidade, no tempo atual, no tempo presente, na época presente, neste tempo, nesta época.
Presente é um adjetivo ou substantivo que expressa o que existe ou acontece no momento em que se fala ou que está no tempo atual, assitindo a um acontecimento pessoalmente. A palavra presente deriva do termo em latim praesentia, que significa alguma coisa que está perto, ao alcance de alguém.
Por um monento, por um determinado período de tempo, etc.
1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.
Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas:
Indica um limite de tempo, de espaço, de ação, quantidade.