Ela é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo, também é a forma como acreditamos que os outros nos vêem. A sua imagem corporal é formada por uma combinação de fatores: O que você acredita ser sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).
Nos depoimentos de 121 jovens, foram registradas 200 expressões-chave que foram agrupadas em seis idéias centrais: 1) aspecto afetivo (31,5 %); 2) aspecto cognitivo (29,5 %); 3) aspecto descritivo (20,5 %); 4) "normal" (9,0 %); 5) aspecto comportamental (8,50 %) e 6) dependente da situação (1,0 %).
(2007) a imagem corporal é a forma que o ser humano tem de seu próprio corpo, sendo formada em sua mente e envolve três componentes: o perceptivo, relacionado com a percepção do corpo e a uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, referente à satisfação com a aparência, juntamente com a ansiedade e a ...
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca. Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.
Imagem corporal: a representação mental que cada um faz de seu próprio corpo. Imagem corporal é a representação mental que cada indivíduo faz de seu próprio corpo; também conhecido como consciência corpórea.
O corpo é visto dentro da sociedade como o sujeito da verdade, o qual sempre exposto a aceitação e inclusão da mesma. ... Isso ocorre devido os paradigmas impostos pela sociedade, pois a mesma muitas vezes utiliza o corpo como um símbolo social, a qual os tipos diferentes de valores produzem imagens diferentes de corpos.
Resultados: Os estudos mostraram que a mídia tem influencia direta na construção da imagem corporal feminina podendo atuar de forma negativa, com mudança de costumes, linguagem e destruindo com a identidade da mulher.
Segundo Cash & Pruzinsky (s/d) a imagem corporal pode ser definida como a visão do nosso corpo que produzimos em nossa mente (SCHILDER, 1935). A imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo (KRUEGER,1990,p. 125).
Para Tavares (2003), o desenvolvimento da imagem corporal depende do processo de desenvolvimento da própria identidade corporal do indivíduo, sendo ambos os processos totalmente dependentes da singularidade da estrutura orgânica e do espaço de relações de cada indivíduo.