Ashi waza (足技) é a parte do caratê que tem por objeto de estudo as técnicas de emprego dos pés, isto é, mais especificamente sobre como posicionar o membro para suportar o impacto de uma técnica de defesa ou ataque, mas, sem sentido amplo, quer significar também o conjunto de técnicas em que se usam pés e pernas.
Técnicas de projeção (nage-waza) Nage-waza (em japonês: 投げ技) é o conjunto de técnicas que, engloba outras técnicas de projeção e/ou arremesso do adversário.
Ashi-waza (técnicas de perna, contendo 21 golpes) Ma-sutemi-waza (técnicas de sacrifício frontal, contendo 5 golpes) Yoko-sutemi-waza (técnicas de sacrifício lateral, contendo 16 golpes) Go Kyo no waza (contendo 5 séries que totalizam 40 golpes)
É um ashi-waza(técnica de perna/pé), aplicado com a mesma perna da mão que segura a manga. Podemos traduzir De-ashi-harai como "varrida(rasteira) da perna adiantada". ...
É uma técnica de ashi onde o tori trava a base do uke colocando o pé na altura de seu joelho. Aplica-se uma força no joelho ao mesmo tempo em que o kuzushi com as mãos força o uke pro lado oposto, proporcionando assim um giro e a projeção completa.
Ataque com os Pés (Ashi – Waza) no Karatê