Sangramentos que levam ao choque; Diminuição do retorno venoso, prejudicando o enchimento cardíaco e causando hipotensão; Lesão cardíaca direta, que pode resultar em insuficiência cardíaca e/ou distúrbios de condução.
Um "pneumotórax aberto" ocorre quando há uma abertura na parede torácica, que pode ser resultado de um trauma penetrante como um ferimento por arma de fogo ou uma facada. Essa abertura permite que o ar entre no corpo, passando pela abertura na parede torácica, diretamente no espaço pleural.
O trauma torácico pode ser causado por traumas contusos (acidentes automobilísticos, quedas e impactos em geral), penetrantes (lesões por arma de fogo ou arma branca) ou pela associação dos anteriores (por exemplo, acidente automobilístico com contusão e lesão penetrante associadas).
Causas. As causas são variadas. O trauma no tórax pode acontecer por conta de sinistros, como acidentes de trânsito; ou pode ser causado por lesões esportivas, quedas ou choques. O trauma também pode ser ocasionado por objetos penetrantes, como facas ou disparo de arma de fogo.
Contusão pulmonar é um hematoma de um pulmão que causa sangramento e inchaço. As pessoas têm dor, em geral devido à lesão na parede torácica, e muitas vezes sentem falta de ar. Os médicos fazem o diagnóstico com uma radiografia do tórax.
O tórax pode ser lesionado por uma força contundente (como em acidentes com veículos a motor, quedas ou lesões provocadas por esportes) ou por um objeto penetrante (como um projétil ou faca). Muitas vezes, as lesões no tórax são sérias ou causam risco imediato à vida, pois interferem na respiração ou na circulação.
Efectuar uma compressão manual na zona, mas contínua, de modo a impossibilitar os movimentos dessincronizados em relação a parede torácica. Caso não seja possível manter a compressão manual, por exemplo, por necessidade de atender outras vítimas, deve-se colocar na zona afectada um peso de aproximadamente 4 a 5 kg.
ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não. Apresenta orifício de entrada, um trajeto e às vezes orifício de saída. Produzido por objeto pontiagudo e fino capaz de atravessar a pele e tecidos subjacentes.
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
Quando uma equipe de saúde, em qualquer fase do atendimento, não reconhece os princípios da biomecânica do trauma, as lesões da vítima podem passar despercebidas (PHTLS, 2007)....Essa energia existe em cinco formas físicas, cuja descrição você acompanha mais adiante: