Conhecida como matzá, simboliza a pressa do povo hebreu ao fugir da escravidão no Egito. "Durante a Pessach, comemos ervas amargas para lembrar a amargura da escravidão, mas também bebemos vinho para recordar a doçura da liberdade.
Maror: é uma raiz amarga que simboliza a amargura do tempo da escravidão. A alface (chazeret) também é utilizada para simbolizar essa amargura. Charósset: é uma pasta que mistura maça, uva e nozes (pode ter também tâmaras, canela e vinho). Simboliza a argamassa que era usada pelos judeus para fazer tijolos.
Pão ázimo, pão asmo, matzá (em hebraico) ou matzo (ídiche) é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente.
Ceia judaica Os judeus comem na Páscoa iguarias que simbolizam o que foi vivido, como forma de relembrar o Êxodo. A primeira parte da comemoração é marcada pelo Seder, que nas duas primeiras noites da festa reúne as famílias para fazerem uma refeição e contarem a história do Pessach.
*As "ervas amargas" são plantas de gosto amargo que cresciam no antigo Egito e serviam de alimento para Moisés e para os israelitas durante a Páscoa. Muitos botânicos eruditos colocam essas seis plantas entre as ervas amargas referidas nas Escrituras.
As folhas verdes e amargas são embaladas com vitaminas A, C e K, e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Cheias de folato e fibras e pobres em gordura e sódio, esses vegetais são uma potência nutricional!
O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo e simbolizam a vida eterna e a ressurreição. Estes são um dos mais antigos símbolos do Cristianismo e fazem parte das missas de Páscoa.
Os ovos de Páscoa e o coelho da Páscoa são dois símbolos tradicionais da celebração secular da Páscoa.
Pães sem fermento e religião. ... Conhecido como "pão ázimo", é feito apenas com farinha de trigo ou outros cereais (como cevada, centeio ou aveia) e água. Hoje em dia, é a comida tradicional da Pessach, a páscoa judaica.