A arte grega abarca todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização. A arte grega passou pelos períodos arcaico, clássico e helenístico, e cada uma dessas fases históricas, influenciou a elaboração das obras. ...
O greco-romano, usado como um adjetivo, entendido pelos estudiosos e escritores modernos, refere-se às regiões geográficas e nações que culturalmente (e historicamente) foram diretamente influenciadas pela língua, cultura, governo e religião dos gregos e romanos antigos.
As artes plásticas na Grécia antiga tinham, basicamente, duas funções: decorar a arquitetura e pedir ou agradecer aos deuses. Uma curiosidade: na tradição greco-romana não existia diferença entre os conceitos de arte e técnica. ... Segundo esse conceito, a "arte" era uma habilidade que poderia ser aprendida e aperfeiçoada.
Temos como quatro elementos da antiguidade grego-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental o direito romano, a instituição da Igreja católica, as influências linguísticas e invenções como o concreto e grandes estádios.
A antiguidade clássica (também chamada de era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre o século VIII a.C. e o século V d.C. centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano.
arte clássica tem como características a busca pelo realismo nas representações das pinturas e representações do ideal dos seres humanos. ... Este período da arte é reconhecido por um amadurecimento na arte, planejamento das cidades e grandes templos gregos.
A Arte Greco-Romana se caracterizou pela busca da beleza estética e do realismo. - Valorização do realismo nas formas. Os artistas greco-romanos, principalmente os escultures, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes.
No âmbito das artes cênicas, os gregos fundaram gêneros que até hoje organizam as várias modalidades do teatro contemporâneo. A tragédia e a comédia aparecem como textos em que os costumes, instituições e dilemas da existência eram discutidos através da elaboração de narrativas e personagens bastante elaboradas.