O Tratamento Restaurador Atraumático (Atraumatic Restorative Treatment) atualmente é entendido como uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle dessa doença, inclusive no atendimento à pacientes especiais.
O ART é um procedimento de simples execução, de caráter definitivo e que não exige ambiente tecnológico, sendo feita a remoção da cárie apenas com instrumentos manuais, e selamento da cavidade com cimento ionômero de vidro; O ART tem como vantagens ser uma técnica pouca invasiva e de baixo custo.
Utiliza-se um material (cimento de ionômero de vidro) que é adesivo ao tecido dental e liberador de flúor, o que dificulta a recorrência da cárie naquele dente.
(1996) coloca as características físicas do ionômero de vidro como vantagens da técnica ART, porém AMERONGEN, (1996) apresenta como desvantagem as propriedades físicas do material, mas particularmente a dureza, a resistência ao desgaste e a contração do material que ocorre durante a reação de presa.
Neste contexto, surge o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) que, embora desenvolvido nas décadas de 80 e 90 1 para ser aplicado em comunidades sem acesso a infraestrutura mínima para aplicação da odontologia convencional, vem ganhando muito espaço na Odontologia moderna em virtude de alguns aspectos: técnica ...
ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE OBRAS E SERVIÇOS Nele são declarados os principais dados do contrato firmado entre o profissional e seu cliente (no caso de profissional autônomo), ou ainda entre o contratado e o contratante (no caso de profissional com vínculo empregatício).
A vantagem do TRA é que não há necessidade do uso de equipamentos odontológicos: cadeira, instrumentos de alta rotação, isolamento absoluto, dentre outros. Fora que os materiais utilizados são de fácil transporte e armazenamento, possibilitando amplo alcance da técnica em diversas populações.
s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.
A resina não é indicada para áreas muito extensas. Por isso, funciona melhor nos dentes da frente, já que não atrapalha no fator estético e a extensão é menor. Já a amálgama é mais recomendada para os dentes posteriores, que são maiores e normalmente a cárie se propaga em uma área maior.
Atraumatic Restorative Treatment. Can we trust in this technique? O tratamento restaurador atraumático (TRA) surgiu com a intenção de restaurar dentes cariados em locais onde o tratamento convencional não era possível. No Brasil, a técnica é sugerida nos cadernos do SUS para escolares e em locais de difícil acesso.