Para medicamentos extremamente controlados, como entorpecentes e alguns psicotrópicos, é utilizado o papel amarelo. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.
Quais os medicamentos da receita B?
Os princípios ativos da categoria B1 são obrigatoriamente sujeitos à retenção e notificação de receituário médico tipo "B".
ALOBARBITAL.
ALPRAZOLAM.
AMINEPTINA.
AMOBARBITAL.
APROBARBITAL.
BARBEXACLONA.
BARBITAL.
BROMAZEPAM.
Quais são os tipos de erros de medicação na dispensação?
Tipos de erros de dispensação:
Omissão de dose;
Dose excessiva;
Medicamento prescrito sem horário;
Medicamento prescrito sem quantidade;
Medicamento prescrito sem concentração;
Medicamento prescrito sem forma farmacêutica;
Medicamento dispensado com concentração incorreta;
Quais os medicamentos da lista A1 A2 e A3?
Lista A1 - Substâncias entorpecentes.
Lista A2 - Substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais.
Lista A3 - Substâncias psicotrópicas.
Lista B1 - Substâncias psicotrópicas.
Lista B2 - Substâncias psicotrópicas anorexígenas.
Lista C1 - Outras substâncias sujeitas a controle especial.
Como obter a receita amarela?
Para realizar o cadastro, o profissional deve ir pessoalmente à Autoridade Sanitária local, preencher a ficha cadastral, disponível no Portal de Vigilância em Saúde (Clicar em: Serviços de Visa > Ficha Cadastral de Prof.
O que é receita tipo B?
Receita azul tipo B1 Tem validade de 30 dias corridos a partir da data da prescrição e só pode ser dispensada na Unidade Federativa que a concedeu/emitiu; tem limitação de cinco ampolas por medicamento injetável; pode dispensar medicamentos para até 60 dias de tratamento.
Qual o tipo de receita para ritalina?
Como o Cloridrato de Metilfenidato está presente na lista de medicamentos tipo A3, a receita que deverá prescrever a Ritalina é a de cor amarela.
Quais medicamentos devem ser prescritos em uma receita C1?
Para outros tipos de medicamentos não injetáveis, a quantidade deve ser suficiente para exatos 60 dias de tratamento. As exceções, nesse caso, são os remédios para Parkinson e anticonvulsivantes, que podem ser prescritos para uso em até 180 dias. Quais medicamentos podem ser prescritos em uma receita C1?
Quais são os medicamentos sujeitos a esta receita?
Os medicamentos sujeitos a esta receita estão nas listas A1, A2 e A3 da portaria 344/98. As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.
Qual a quantidade de medicação injetável por receita?
A quantidade de medicação não pode ultrapassar cinco ampolas de medicação injetável por receita e as outras formas de administração devem ser prescritas pelo período de um mês de uso do medicamento.
Qual a letalidade por reação adversa a medicamento?
A letalidade por reação adversa a medicamento (RAM) pode alcançar 5% dos indivíduos acometidos, e cerca da metade (49,5%) das mortes e 61% das hospitalizações por reação adversa a medicamento (RAM) ocorrem em pacientes com 60 anos e mais.