O learn by doing é uma proposta que pode ser complementar ou alternativa ao modelo tradicional de ensino (teórico, expositivo e passivo). Portanto, em ambos casos, o propósito de aprender fazendo é conseguir maior relevância à aprendizagem por meio da prática.
O movimento maker, "faça você mesmo", propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito "aprendendo a fazer".
Foco no processo "Uma das coisas mais importantes da educação mão na massa é fazer com que o professor preste mais atenção no processo do que no produto, o que é mudança de paradigma muito grande em relação à educação tradicional, que olha para a prova, que é o produto."
1. Mão na massa. Expressão popular que significa "iniciar uma atividade", "colocar algo em prática".
As crianças que desenvolveram uma mentalidade de crescimento tendem a ser mais resistentes, enfrentando melhor os desafios surgidos durante as aulas. " A educação mão na massa promove essa mente de crescimento por não colocar a ênfase na solução do e e sim no processo de aprendizagem.
O incentivo a colocar as mãos na massa desenvolve habilidades como a resolução de problemas, imaginação, criatividade, empreendedorismo, capacidade de sistematizar e comunicar seu pensamento através das diversas fórmulas artísticas.
Ambas têm como premissas o ensino centrado no aluno e a aprendizagem colaborativa e participativa. ... De acordo com alunos e professores que utilizam da metodologia, o ponto mais positivo dessa abordagem é a possibilidade de trabalhar com projetos.
Esse processo de ensino e aprendizagem que se inicia pela observação e exploração é chamado de: Progresso. O método indutivo, instrutivo e o dedutivo são métodos não práticos, aqui são dadas informações para a pessoa e ela irá chegar a um resultado, não necessariamente praticando o que lhe foi passado.
É não deixar nenhuma dúvida sobre uma situação, ser honesto sobre os pensamentos ou sentimentos. Também pode ter o significado de falar a verdade.