"Jesus Eucarístico" é como os católicos se referem a Jesus em sua presença na Eucaristia. "Comunhão" é como o sacramento é mais conhecido. As crianças farão a sua Primeira comunhão.
Esta palavra vem do grego, com o significado de 'reconhecimento', 'ação de graças'. Ela é considerada pela Igreja Católica como o sacramento que representa o corpo e o sangue de Cristo transmutados em pão e vinho, oferecido no altar como o alimento da alma.
Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.
A Eucaristia é um dos 7 sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o Meu corpo... ... A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII.
Em Inácio de Antioquia (no ano 110), o rito recebe pela primeira vez o nome Eucaristia e afirma-se como o centro do culto que os cristãos praticam juntamente com a leitura de textos sagrados.
O que é Eucaristia: É uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. ... O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.
O sacramento da Eucaristia é o ápice de toda a vida cristã. É a comprovação de que o Pai nos ama e nunca nos abandonará. É o gesto concreto e misterioso do amor d'Ele por nós. Jesus permanece realizando, no meio de Seu povo – um povo novo da aliança nova –, os mesmos milagres que realizava por meio da Eucaristia.