Significado de Regenerativo adjetivo Diz-se daquilo que se consegue regenerar; que pode ser alvo de regeneração; regenerador. Etimologia (origem da palavra regenerativo).
A gastrite crônica é uma inflamação da mucosa do estômago, que dura mais de 3 meses e apresenta uma evolução lenta e muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e ao desenvolvimento de úlceras no estômago.
Hiperplasia foveolar é o aumento do número de células da camada interna do estômago, o que provoca um espessamento das pregas gástricas. A hiperplasia foveolar pode ser um fator de risco para desenvolver câncer de estômago. As fovéolas são pequenas fossas ou depressões (criptas) localizadas na parede do estômago.
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
Sintomas comuns
Geralmente, ele se desenvolve de forma lenta (de dois a três anos) e pode surgir por meio de alterações pré-cancerígenas no revestimento do estômago. Sendo assim, na fase inicial não apresenta sintomas e quando existem podem ser confundidos com outras doenças, como gastrite.
Gastrite crônica leve (ou superficial) Essa é a classificação mais leve do problema, que é quando a doença atinge apenas uma parte do estômago. Em grande parte dos casos, essa parte é a externa e, por isso, é considerada a fase inicial do problema.
A gastrite antral, gastrite (local) pré-pilórica ou antrite é uma inflamação do antro gástrico, de etiologia desconhecida, que se inicia na mucosa e a ela pode se limitar ou se estender às camadas mais profundas até mesmo à serosa. Diferencia-se da antrite química.
Hiperplasia foveolar é um aumento do número de células do estômago, normalmente relacionado com uma inflamação no sistema digestório.
Outros sintomas incluem perda de peso, dor de estômago, náuseas, vômitos, sangramento e diarreia. Uma parte dos casos da doença de Ménétrier pode evoluir para gastrite atrófica, com remissão dos sintomas. Contudo, a presença de pólipos aumenta o risco da hiperplasia foveolar evoluir para câncer.