Pomadinhas, toalhas umedecidas, fraldas e cremes devem ser guardados na primeira gaveta para facilitar o acesso dos pais ou de quem estiver trocando o bebê. Outros acessórios de uso frequente, como itens de amamentação, chupeta, cortador de unha, talco, termômetro e escovinha de cabelo também devem estar nesta gaveta.
O ideal é colocar os macacões, vestidos ou conjuntos no cabideiro. Mas não pendure as peças sem seguir um planejamento. Nesse contexto, separe as peças por tamanho. Dessa maneira, compre separadores prontos ou simplesmente prenda laços de cetim para identificar a separação, como se fosse a arara de roupas de uma loja.
Se você já escolheu a cômoda do bebê, é hora de colocar tudo em ordem antes do novo integrante da família chegar. Nada de deixar para última hora, viu? O recomendado é começar o planejamento a partir da 30° semana de gestação.
Nas gavetas, coloque as camisetas, regatas, roupa íntima, pijamas, camisetas, roupas de academia, lenços e cachecóis. No guarda-roupa, blusas de lã e fio, calças jeans, vestidos, paletós, malha de lã e roupas de renda. Acessórios, como lenços e cachecóis, vão bem em gavetas, mas podem ficar pendurados também.
A cômoda do bebê deve ser proporcional ao tamanho do quarto, portanto, a primeira dica é tirar as medidas da parede onde pretende colocar o móvel e escolher um modelo que se encaixe adequadamente ao lugar. Ainda é preciso levar em consideração se outros móveis ficaram próximos e se um não irá atrapalhar o outro.
Sacos plásticos: Não é necessário guardar peça por peça dentro de cada saquinho. Faça um montinho por tipo de peça (body manga longa, body manga curta, culote, etc… por exemplo) e coloque as peças juntas no saco. É até melhor, pq fica tudo guardado organizadinho, sem cair uma coisa por cima da outra.
Na hora de acomodar as peças, divida tudo por tamanho. Recém-nascido, P, M e G. Se você tiver muitas peças do mesmo tamanho, especifique ainda mais, como, por exemplo, "P manga curta". Para facilitar a identificação, cole etiquetas por fora da gaveta com a especificação.
Não faça "bolotas de meias": acaba estragando o elástico e ele fica frouxo. Para dobrar, coloque um pé em cima do outro, de maneira que fique calcanhar com calcanhar e dobre ao meio. Quando a meia é pequenininha, uma dobra ao meio é o suficiente.
Como arrumar o quarto do bebê? Veja dicas de organização