No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
No simbolismo, a água-viva é um símbolo de ser tranquilo. É uma forma muito calma criatura e a aparência em si parece muito sereno e isolado é por isso que pode ser visto como um símbolo de alcançar a paz.
[ Zoologia ] Designação comum a várias espécies de cnidários marinhos de corpo mole e transparente, providos de tentáculos com células urticantes. Plural: águas-vivas. Plural: águas-vivas.
alforreca Significado de alforreca: Em Portugal, significa água-viva.
Como na fonte de Jacó, hoje também o Senhor Jesus Cristo é a única fonte de água viva. Ela saciará a sede dos que enfrentam a seca da verdade divina que tanto aflige o mundo.
Quando nos abrimos à ação do Espírito Santo, descobrimos essa água viva prometida por Jesus, que se converte dentro de nós em manancial que jorra para a vida eterna" (Pe. José Antônio Pagola).
A água simboliza purificação e, em muitas religiões, é usada para benzer, para curar e purificar, eliminando todo o mal e representando vida nova, a exemplo dos ensinamentos da Bíblia Sagrada.
O coletivo pode ser tanto "águas-vivas" quanto "água-vivas", sendo "águas-vivas" o mais usado. Nesse caso trata-se de "plural de substantivos compostos", ou seja, plural de substantivos (modo de nomear objetos sem ser nomes pessoais) que são formados por duas ou mais palavras.
2) Cavalo-marinho, baleia-branca e água-viva – e não cavalo marinho, baleia branca e água viva. Ibidem: «Usa-se hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, ligadas ou não por preposição ou qualquer outro elemento».