A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo para a organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade (OMS 2001).
O conceito utilizado no Censo foi o de limitação de atividades, apresentado pelas pessoas. Este limite é o tratado pela Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), desenvolvida pela OMS (outubro/2001), que complementa a Classificação Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde - CID.
Funcionalidade é um termo que abrange todas as funções do corpo, atividades e participação; de maneira similar, incapacidade é um termo que abrange incapacidades, limitação de atividades ou restrição na participação. A CIF também relaciona os fatores ambientais que interagem com todos estes construtos.
A deficiência muitas vezes não pode ser ob- servada diretamente, mas pode ser inferida a partir de causas presumidas (prejuízos, danos) com suas distintas conseqüências, isto é, uma restrição ou incapacidade para desempenhar normalmente vários papéis, principalmente de trabalho.
Como classificação, a CIF agrupa, sistematicamente, diferentes domínios de uma pessoa com uma determinada condição de saúde, e o que uma pessoa com uma doença ou perturbação faz ou pode fazer. A funcionalidade é um termo que engloba todas as funções do corpo, atividades e participação.
A CIF permite coletar dados vitais sobre tipos e níveis de funcionalidade e incapacidade de modo consistente e comparável internacionalmente, fornecendo a base para compor dados em nível nacional, ajudando a guiar o desenvolvimento de políticas nesta área.
Na CIF, o termo deficiência corresponde, como descrito acima, a alterações apenas no nível do corpo, enquanto o termo incapacidade seria bem mais abrangente, indicando os aspectos negativos da interação entre um indivíduo (com uma determinada condição de saúde) e seus fatores contextuais (fatores ambientais ou pessoais ...
Assim, segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é: "qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica". Trata-se da exteriorização de um sintoma.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) fornece o sistema mais adequado para descrição do cuidado em saúde e pode ser utilizada como ferramenta de referência na orientação dos serviços, permitindo a unificação da linguagem utilizada pelos diferentes profissionais da equipe ...
As barreiras limitam a funcionalidade e provocam incapacidade e os facilitadores melhoram a funcionalidade e reduzem a incapacidade de uma pessoa.