O que é oncogênese? É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.
É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
Os tipos de HPV com potencial capacidade de causar câncer de colo do útero são chamados de oncogênicos, especialmente o HPV-16 e HPV-18, presentes em cerca de 70% dos cânceres cervicais.
O vírus não oncogênico geralmente é responsável pelas verrugas. As verrugas geralmente não estão associadas a câncer. Você pode ter a infecção por tipos de HPV oncogênico e não oncogênicos de forma concomitante. O HPV no homem pode provocar câncer de pênis, reto, anus, orofaringe, laringe e próstata.
A neoangiogênese é um processo importante para o desenvolvimento dos tumores e está relacionada com a metastatização e o prognóstico em diferentes tipos de neoplasias malignas1-4.
Os agentes cancerígenos são uma miríade de substâncias que são capazes de promover uma alteração genética nas células do corpo humano. Alguns exemplos desses materiais incluem amianto, asbesto, benzopireno, benzeno, chumbo e estireno.
Equipe Oncoguia 2- Alguns tipos de HPV causam verrugas genitais, outros estão ligados a mutações que podem causar o câncer do colo do útero. Além de poder causar câncer de pênis, ânus, vagina e garganta. 3- A vacina contra o HPV protege contra diferentes tipos do vírus.
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Outros tipos de HPV têm sido associados a câncer dos órgãos genitais tanto em homens como em mulheres. Esses tipos são chamados de "alto risco" porque podem causar a doença Além disso, provocam mudanças de baixo grau e alto grau nas células cervicais assim como condições pré-cancerígenas.
Verdade. Geralmente, o HPV leva de 2 a 8 meses após o contágio para se manifestar, podendo levar muitos anos até o diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou maligna. Devido a isso, torna-se muito difícil determinar com exatidão em que época e de que maneira o indivíduo foi infectado.