1. Que agridem fisicamente com açoite, o mesmo que chicote; 2. [Fig.] Que castigam, humilham, repreendem.
[Figurado] Castigo; sofrimento moral; dor física.
1. Tiras de couro ou cordas pendentes de um cabo com as quais se bate para castigar ou flagelar.
Açoita vem do verbo açoitar. O mesmo que: bate, azorraga, vergasta, zurze, fustiga, chicoteia, flagela.
Ficar em uma situação extremamente ruim, impossível de piorar.
Jesus andando sobre as águas é um dos milagres de Jesus, relatado em Mateus 14:22-33, Marcos 6:45-52 e em João 6:16-21. A história conta como, logo após alimentar os 5.000, Jesus enviou os discípulos por barco até a outra margem do Mar da Galileia e ficou para trás, sozinho, para orar.
Duas formas de punição eram mais comuns: o açoitamento público, para quem havia sido julgado e condenado, e o chicoteamento no calabouço, que substituiu o castigo privado. ... Depois, semanas depois, quando estivesse reestabelecido (do açoitamento), o escravo voltava a trabalhar.
1 azorragar, flagelar, fustigar, desancar, contundir, bater, bumbar, chicotear, esborcinar, esbordoar, espancar, golpear, lambar, lapear, sovar, surrar, varar, varejar, verberar, vergastar, zimbrar, zurzir. Castigar: 2 punir, repreender, castigar, disciplinar, ferir, magoar.
A açoita-cavalo tem características medicinais, sendo usada na medicina popular para o tratamento de reumatismo, além de ter ação adstringente. Os índios do Paraná e de Santa Catarina usam sua casca e suas folhas para descolorir o cabelo, no tratamento do câncer, de bronquite, gastrite, mal digestão e vermes.