Sufrágio é o direito de votar e de ser votado.
O sufrágio (do termo latino suffragium, "voto") é a manifestação direta ou indireta do assentimento ou não assentimento de uma determinada proposição feita ao eleitor. ... Nos Estados nos quais existe o pressuposto de que o poder emana do povo ou da nação, o sufrágio seria o meio pelo qual esse poder é expresso.
O sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto de todos cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo, salvo exceções menores. Em sua forma original, usada no século XIX por reformistas políticos, sufrágio universal era entendido como apenas o sufrágio masculino.
O movimento sufragista foi um amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo, entre o fim do século XIX e o início do século XX, para organizar a luta das mulheres pelo direito ao sufrágio (voto).
O sufrágio direto ou voto direto é uma das classificações do sufrágio. Este ser direto significa que todos os interessados em sua designação votam e o resultado é proclamado dando-se o mesmo peso a cada eleitor, ou seja, sem mediação entre o sufrágio e o resultado.
Sufrágio racial: importa a origem da pessoa, é principalmente voltada ao veto para os negros e outros não-brancos. Sufrágio partidário: somente filiados a determinado partido político determinam assuntos referentes ao partido. Sufrágio masculino: apenas os indivíduos de sexo masculino podem votar.
As eleições no Brasil são realizadas em anos pares, a exemplo da eleição de presidente, governadores, deputados e senadores em 2018 e da eleição de prefeitos e vereadores em 2020. ... Em 14 de novembro de 2020, o TSE decidiu que as urnas podem ser fiscalizadas pelo Exército Brasileiro caso seja necessário.
Processo de escolha por votação: 1 eleição, escrutínio, pleito. Votos de uma eleição: 2 votação, voto.
A história nos mostra que o direito ao sufrágio surgiu por volta do século V a.C., na Cidade-Estado de Atenas. Participava cerca de 20% da população, todos homens e cidadãos atenienses. ... Nesta época, o poder do rei foi partilhado entre dois homens denominados cônsules, que exerciam o cargo por um ano.
O movimento sufragista reivindicou os direitos políticos para as mulheres, mais especificamente, o direito de votar e de ser votada. Surgiu na Inglaterra, no século XIX, e alcançou o mundo no século XX, período em que a reivindicação foi atendida pela maioria dos países.