O trevo de quatro folhas é um símbolo universal de boa sorte, principalmente com relação a dinheiro. No entanto, o de cinco folhas é tido como uma boa sorte extra para as finanças.
Sendo assim, quem encontra um trevo de quatro folhas esta portando boa sorte, saúde e harmonia. Diz a lenda também que quem adquirisse o trevo da sorte estaria recebendo os poderes da floresta e a sorte dos deuses.
O famoso trevo de quatro folhas é o Trifolium que, após passar por uma anomalia genética, paradoxalmente deixaria de ser "tri". As chances de você encontrar uma dessas anomalias tão especiais na natureza são pequenas. Para cada 10.000 trevos de três folhas, há apenas um de quatro. Haja sorte, não é mesmo?
Diz a tradição que quem ganha um trevo de quatro folhas ganha boas energias, saúde, fortuna, prosperidade e amor. Ainda segundo a tradição, para cada trevo que se colhe, outros seis novos nascem no lugar, multiplicando a sorte para todos.
Os Trevos de 3 Folhas são considerados para o Povo Celta como Folhas Mágicas, para eles, representam algumas coisas como: Passado, Presente e Futuro, Nascimento, Vida e Morte, Corpo, Mente e Espírito. Além de simbolizar aspectos mágicos.
Normalmente, os Grimórios de Clover contam com trevos de três folhas: fé, esperança e amor. A quarta folha do Trevo (do grimório de Yuno, por exemplo) representa a Sorte. Já a quinta folha representa nada menos do que um demônio que come tudo, inclusive o desespero.
A folha cortada deve ser colocada dentro de um livro, de preferência grosso, e ficar secando lá por uma semana. Após uma semana a folha já estará seca e deve ser plastificada. Ela também pode ser colocada dentro de um saquinho plástico, que deve ser deixado sempre na carteira ou na bolsa para atrair sorte.
Coloque uma pequena quantidade de cola sem ácido no centro do trevo onde as folhas se juntam e, gentilmente, pressione ele contra o papel. A colocação da cola vai garantir que as folhas permaneçam intactas.
Ou seja, todos os trevos possuem – em tese – somente uma folha, dividida em três ou quatro folíolos. Quando há o desenvolvimento de quatro folíolos – popularmente chamados de quatro folhas -, há uma mutação genética rara na planta. É por isso, portanto, que encontrar um trevo nessa variante é tão raro.