O ensino é organizado em espiral crescente. Nela, os assuntos apresentados são posteriormente retrabalhados e ampliados. Essa forma permite ao aluno superar dificuldades no processo de aprendizagem, acompanhar a matéria e avançar de forma gradativa ao longo dos anos.
Segundo Bruner, "o ambiente ou conteúdos de ensino têm que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante. A idéia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental na teoria de Bruner.
Ao ensinar, Bruner destaca o processo da descoberta, através da exploração de alternativas, e o currículo em espiral, capaz de oportunizar ao aprendiz rever os tópicos de diferentes níveis de profundidade. ...
O Sistema Etapa oferece ensino de qualidade para todas as fases da educação básica: da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Pré-vestibular. Com conteúdos didáticos desenvolvidos através de pesquisa própria e continuada, a programação pedagógica tem a garantia de uma base sólida e sempre atualizada.
Bruner considera a existência de estágios durante o desenvolvimento cognitivo e propõe explicações similares às de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem. Atribui importância ao modo como o material a ser aprendido é disposto, assim como Gestalt, valorizando o conceito de estrutura e arranjos de idéias.
Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.
No estudo da motivação são consideradas três variáveis: o ambiente, as forças internas do indivíduo (necessidade, vontade, interesse) e o objeto.
O modo de representação "enactivo" consiste em representar coisas mediante a reacção imediata da pessoa. É a representação através da manipulação e acção que ocorre marcadamente nos primeiros anos do indivíduo[, quando] a criança define os acontecimentos pelas acções que evocam.