Elementos que formam um texto O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.
O predicado das orações variam conforme o tipo de predicado. Quando o predicado é verbal, o seu núcleo é um verbo que indica ação. ... Quando o predicado é verbo-nominal, há dois núcleos: um verbo e um nome. Exemplo: Cheguei e estava atrasada.
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito e, de acordo com o seu núcleo, pode ser de diferentes tipos. Observe os trechos em destaque nas orações abaixo: (1) Pedro é competente....Tipos de predicado.SujeitoVerbo intransitivoPredicativo do sujeitoJoséchegoucansado.Mais 1 linha
Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.