Em determinadas culturas, o significado da libélula é sorte, abundância, harmonia e felicidade, por isso é um sinal bem-vindo.
A palavra Libélula tem sua origem no mito de que libélulas foram dragões uma vez. A libélula é um inseto que tem habitado a terra por vários anos – quase 300 milhões de anos para ser exato. Há mais de 5000 espécies de libélulas que existem hoje. Há muitas pessoas que acreditam que esses insetos vivem apenas por um dia.
Apesar de ser pequena, a libélula faz parte da lista de insetos predadores que auxiliam no controle biológico de pragas. Além disso, também são bioindicadores de qualidade do ambiente. Enfim, além do seu papel importante na natureza, a libélula aparece em diversas histórias tradicionais e de crença.
substantivo feminino Inseto de quatro asas membranosas, que voa rapidamente junto às águas em perseguição a outros minúsculos insetos e cuja larva é aquática.
Quando uma libélula aparece em sua vida, significa que você precisa fazer uma mudança. Elas nos convidam a desenvolver e alcançar nosso verdadeiro potencial na vida. As libélulas mudam de cor quando amadurecem. Nós também temos a capacidade de adaptação para as fases da vida que se abrem para nós a cada momento.
Ver uma borboleta na casa ou na natureza pode ser um sinal de transformação, uma vez que essa pequena criatura é um dos seres que melhor representa o ato de se renovar. Por essa razão, o privilégio de observar uma borboleta é a oportunidade de refletir sobre a mensagem espiritual acerca da transformação.
Também são presas das libélulas os dípteros como, por exemplo, os mosquitos. "É um grupo tão poderoso como predador que há artigos científicos mostrando que comem peixes e girinos. Um estudo recente mostrou larvas de libélula pulando de dentro d'água, agarrando um sapinho e trazendo para dentro d'água para predar.
Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água! Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho. Os olhos são grandes, e têm dois pares de asas mais ou menos transparentes.
Jacinta: Significa "ai de mim!". É a versão feminina de Jacinto, nome originado no grego Hyákinthos, através do latim Hyacinthu, que significa literalmente "ai de mim!". ... Na pétalas da flor criada por Apolo estavam gravadas a interjeição grega "ai ai!", em referência ao destino fatídico de Jacinto.
Segundo o Wikipédia, "A libélula também conhecida como tira-olhos ou libelinha em Portugal e como lavadeira ou jacinta no Brasil, é um inseto alado". Seu nome é derivado do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa "livro", devido às semelhanças de suas asas com um livro aberto.