De qualquer maneira deve-se ter em mente que a pressão média ao nível do mar situa-se em torno de 1013 Milibar(Mb) ou Hectopascal (hPa), essas são as unidades de medidas mais utilizadas hoje em dia no mundo.
Modelos têm indicado que a temperatura no nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1.500 metros de altitude, que é parâmetro usado em Meteorologia para identificar o quão quente ou fria é uma massa de ar, ficaria entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil.
O valor da pressão atmosférica padrão ao nível médio do mar é de 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 1 atm (atmosfera). Esse valor corresponde a 101325 Pa ou 1013,25 hPa (unidade mais usada).
O Hectopascal, que é conhecido pelo símbolo aqui representado hPa, é uma unidade de medida de pressão de ar, ou também se pode definir como sendo uma unidade de força por unidade de área.
Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.
A altura geopotencial (mgp) representa a altura real de uma superfície de pressão atmosférica acima da superfície terrestre, considerando a temperatura média da camada inferior.
Influência sobre as Chuvas Já a relação entre a pressão atmosférica e a precipitação (chuvas) ocorre da seguinte forma: em ambientes com baixa pressão atmosférica e, portanto, calor, o ar aquecido tende a subir e, ao alcançar altitudes maiores, condensa-se, forma nuvens e precipita-se.
A pressão média do ar ao nível do mar é 101,325 KPa ou 1013, mmHg e o intervalo usual de variação está entre 970 mb até 1050 mb.
Já os centros de alta pressão atmosférica geram um movimento de ar divergente, para fora do centro e também subsidente (de cima para baixo) fazendo com que o ar fique mais seco. A alta pressão faz o papel oposto da baixa pressão: seca o ar, diminui a nebulosidade e as condições para chuva.
Em meteorologia, uma área de baixa pressão, área baixa ou baixa é uma região onde a pressão atmosférica é menor do que a das localidades vizinhas. Os sistemas de baixa pressão se formam sob áreas de divergência do vento que ocorrem nos níveis superiores da atmosfera.