Relativo a um só pé.
Além disso, o apoio unipodal pode ser mais apropriado para oferecer informações adicionais na avaliação da função do equilíbrio e assim determinar possíveis transtornos, uma vez que o indivíduo pode não ser suficientemente desafiado na posição bipodal.
Exercício Unipodal ( somente um pé apoiado no chão): Esse exercício trabalha equilíbrio e propriocepção dos tornozelos, joelhos e quadril, e pode ser feito em um nível mais avançado em cima da cama elástica.
A avaliação realizada pelo teste de Apoio Unipodal verifica o equilíbrio estático. O voluntário deveria equilibrar-se durante 30 segundos em um pé só olhando fixamente em um ponto fixo, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados.
No salto bipodal, em que os dois membros inferiores são utilizados simultaneamente durante o movimento, é esperado que as contribuições da força muscular seja similar para ambas as pernas, caso contrário, o desempenho esportivo pode ser comprometido por ajustes em aspectos técnicos e táticos (STEPHENS II et al., 2007).
Em conclusão, o teste de agachamento unipodal é uma ferramenta fiável para identificar pacientes que precisarão de melhorar a fraqueza muscular e disfunção quer a nível do quadril como também a do tronco (através do fortalecimento e treinamento da coordenação neuromuscular). >
Esse tipo de agachamento exige uma postura mais vertical, minimizando assim a flexão na lombar e aumentando a estabilização do core para um maior grau de flexão da coluna.