Significado de seminífero [Anatomia] Vasos ou canais seminíferos, pequenos vasos que se encontram nos testículos.
O epitélio seminífero do preá está constituído pelas células da linhagem espermatogênicas que estão arranjadas em associações definidas no decorrer do processo espermatogênico.
Os túbulos seminíferos são constituídos por uma parede conhecida como epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que é envolta por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo formado de algumas camadas de fibroblastos.
As células mioides peritubulares são fibroblastos ricos em filamentos de actina e em moléculas de miosina (miofibroblastos) e comprimem os túbulos seminíferos, contribuindo para o transporte dos espermatozoides e do fluido testicular secretado pelas células de Sertoli.
Os túbulos seminíferos consistem em dois tipos de células: células de Sertoli e células que constituem a linhagem espermatogênica. Estas últimas estão dispostas em 4 a 8 camadas e sua função é a produção de gametas masculinos (espermatozóides).
Porções do túbulo seminífero: membrana basal, espermatogônias, espermatócitos primários, espermatócitos secundários, espermátides, espermatozóides, células de Sertoli e células intersticiais ou de Leydig (400X).
Resumidamente, os túbulos seminíferos serão responsáveis pela produção de células reprodutoras masculinas - os espermatozoides -, e as células intersticiais, pela produção de andrógeno testicular (testosterona e diidrostestosterona).
Os dutos eferentes (ou ductos eferentes ou dúctulos eferentes ou vasa efferentia) ligam o rete testis com a secção inicial do epidídimo. Existem dois modelos básicos para a estrutura dos dutos eferentes: a) múltiplas entradas no epidídimo, como visto na maioria dos grandes mamíferos.
As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.