Significado de Por nada locução adverbial Sem relevância, insignificante; desprovido de sentido, razão ou justificativa: eles acabam sempre brigando por nada. De nada; não tem de quê; modo de agradecimento usado em resposta a: - muito obrigada pelo presente! - Por nada!
Conceber alguma coisa, criá-la, fantasiá-la: imaginar um colosso de seis pés. Inventar, traçar. Crer, julgar, supor: não te imaginava tão sábio.
Muito obrigado. Agradeço muito pelo seu reconhecimento! Fico lisonjeado com as suas palavras. Agradeço de coração pelo que você disse.
1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.
Nestes casos, algumas das possíveis equivalências são: de nada; nada; imagina; não há de quê; não foi nada; disponha; sem problemas; não se preocupe; o prazer foi meu; etc. Repare que muitas vezes, nossa entonação vai ajudar a fazer com que a expressão transmita a ideia de de nada. Vamos conhecê-las?