A percepção extra-sensorial é uma expressão muito utilizada na Parapsicologia, e envolve as mais diversas faculdades mentais inerentes a algumas pessoas, conhecidas como sensitivas ou psíquicas. Estas capacidades que vão além dos sentidos convencionais presentes em todos, são também denominadas de 'psi'.
Meditação e visualização conduzidas podem ajudar a focar sua atenção sobre o sujeito/objeto que você gostaria de ver. Com paciência e prática, gradativamente você desenvolverá essa habilidade e terá o sucesso esperado. Aos poucos aprenderá a confiar nas suas impressões e sensações.
A "Ciência Oficial", principalmente a Psicologia, vem envidando esforços nesse sentido e os relatos Psicobiológicos sobre as percepções "paranormais" têm se acumulado nos últimos anos. Em pesquisas mais recentes, as evidências de novas fronteiras perceptivas estão sendo consideradas sob o rigor físico experimental.
Que ultrapassa aquilo que pode ser percebido pelos sentidos (ex.: percepção extra-sensorial ). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: extrassensorial. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: extra-sensorial.
A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão — o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações, assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.
III- Na percepção sensitiva, a percepção do indivíduo ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos. Com o passar do tempo, estas variações deixam de ser percebidas, ou seja, quando uma pessoa é exposta a um estímulo de muita frequência, aos poucos, passa a adaptar-se ao estímulo, deixando de percebê-lo.
Basicamente é preciso ser rápido nos itens observação e orientação para tomar decisões e, então, agir.
Abordagens de Estudo – Percepção e Sensação Abordagem Neurofisiológica Busca a compreensão da percepção e sensação através dos mecanismos neuronais e fisiológicos do corpo humano. Desenvolve teorias específicas sobre a percepção através de um reducionismo fisiológico.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: extraoficial. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: extra-oficial.