Significado de Pentateuco substantivo masculino Nome coletivo dos cinco primeiros livros da Bíblia. Etimologia (origem da palavra pentateuco). Do grego pentateukhos.
O TERMO HEBRAICO PARA 'HOMEM', NO RELATO DE Gn.
A visão tradicional sobre a origem do Pentateuco é que foi composto por Moisés entre os anos de 1446 a.C. e 1406 a.C aproximadamente.
Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
1. Relativo à sapiência. 2. Diz-se do ou cada um dos livros da Sagrada Escritura (Libri Sapientiales) que contêm sobretudo sentenças morais (Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico).
O Pentateuco é, para além de "lei", o grande texto da história hebraica pós-exílio (no Egito). ... Para os cristãos, o Pentateuco, como "história inacabada", aponta para um novo êxodo e uma nova manifestação de Deus: Jesus Cristo. A relação do Homem com Deus passa agora para o seguimento de Cristo, e não da "lei".
Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa "segunda lei". ... Durante a restauração do templo de Jerusalém, o sacerdote Helcias encontra (por volta de 620) o "livro da lei". Esse "livro da lei" é considerado o primeiro esboço do Deuteronômio.
Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas alguns anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século V a.C., durante o período pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.