1. Borbulha vermelha na pele, sem pus nem serosidade, que seca em pouco tempo.
As pápulas são provocadas pela acumulação de vários tipos de elementos nas camadas superficiais da pele, podendo tratar-se, por exemplo, de células defensivas, como acontece em alguns processos inflamatórios, de células da própria epiderme, como no caso das pápulas, ou até de lípidos, no caso dos denominados xantomas.
Pápulas ou papilas — elevações muito pequenas da pele fina, em forma de dedo de luva; realizam trocas gasosas, atuando como brânquias epidérmicas. Além disso, sendo finas e permeáveis, executam a excreção.
Pápula é uma lesão sólida da pele, elevada, com menos de 1 cm de diâmetro. São superficiais, bem delimitadas e facilmente detectáveis mediante o deslizamento das polpas digitais sobre elas. Podem ser puntiformes ou um pouco maiores com a mesma coloração da pele ou ainda de cor rósea, arroxeada e castanha.
Lesão cutânea formada por uma saliência da epiderme contendo pus. Doença carbuncolosa da pele, por vezes fatal, provocada pelo Bacillusanthracis.
Pápulas são lesões elevadas, geralmente palpáveis, com diâmetro 10 mm. O líquen plano (foto) pode se manifestar com uma erupção papular. Imagem fornecida por Thomas Habif, MD. Placas são lesões palpáveis, geralmente com diâmetro > 10 mm, que podem ser elevadas ou deprimidas, se comparadas à superfície cutânea.
Entre as brânquias dérmicas e os numerosos espinhos, os ouriços-do-mar possuem apêndices chamados pedicelárias, dotados de pinças nas extremidades e empregados na limpeza de detritos que se depositam no corpo. Em algumas espécies, essas pedicelárias inoculam veneno.
Sistema ambulacrário, também conhecido por sistema ambulacral ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na eliminação de fezes, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.