A neonatologia é uma especialidade dedicada à assistência ao RN, bem como à pesquisa clínica, sendo sua principal meta a redução da mortalidade e morbidade perinatais na procura da sobrevivência do RN nas melhores condições funcionais possíveis5.
Esse cuidado imediato após o nascimento deve ser feito preferencialmente por pediatra, neonatologista, enfermeiro obstetra ou neonatal. O neonatologista é quem tem formação específica em bebês com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros.
Um pediatra que queira se tornar um especialista em neonatologia deve primeiro obter sua licença médica padrão e depois completar mais três anos de treinamento. A maioria dos trabalhos de neonatologia é realizada em hospitais maiores, com recursos para fornecer equipamentos e pessoal de última geração para UTIN.
A Lesão Neonatal do Plexo Braquial (LNPB) é uma lesão dos nervos que controlam os músculos do braço, devida à sua tração/compressão durante o processo de nascimento. Após nascer nota-se uma diminuição ou ausência dos movimentos do braço e o diagnóstico é feito no exame que se faz ao bebé após o seu nascimento.
A Pediatria é a especialidade médica que atende a criança desde o seu nascimento até o fim da adolescência. A neonatologia é um ramo da Pediatria que significa conhecimento do recém-nascido humano.
O período neonatal, que compreende os primeiros 27 dias pós-parto, é uma fase considerada de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos biológicos, ambientais, sociais e culturais.
Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança. Outras terminologias são: infante (criança que não fala), infante novo-nascido, neonato, recém-nato e nenê/neném.