1. Relativo ou pertencente ao Lácio (região da Itália antiga). 2. Natural ou habitante do Lácio.
É a nossa língua oficial. É, sem dúvida, a Última Flor do Lácio. Tudo começou com o Latim, língua principal de Roma, cidade fundada por volta do século VIII, antes de Cristo. ... Com isso, dois linguajares bem definidos, passaram a coexistir: o Latim Clássico e o Latim Vulgar.
A última flor é a língua portuguesa, considerada a última das filhas do latim. Refere-se ao fato de a língua portuguesa ser a última língua neolatina formada a partir do latim vulgar – falado pelos soldados da região italiana do Lácio.
(FUVEST) A catacrese, figura que se observa na frase "Montou o cavalo no burro bravo", ocorre em: a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo. b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura. c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
Um dos povos que estava neste processo era os latinos, estabelecidos no Lácio. No começo, por serem novatos, foram considerados uma subclasse pelos habitantes das cidades-estados da região.
Ainda expressando o seu amor pelo idioma, agora através de um vocativo, "Amo-te, ó rude e doloroso idioma", Olavo Bilac alude ao fato de que o idioma ainda precisava ser moldado e, impor essa língua a outros povos não era um tarefa fácil, pois implicou em destruir a cultura de outros povos.
Entre estas tribos estavam os povos que hoje chamam-se latinos, que se estabeleceram no (que hoje se chama) Lácio.
O latim vulgar era somente falado. Era a língua do cotidiano usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua coloquial, viva, sujeita a alterações frequentes. Apresentava diversas variações.
catacrese A catacrese, figura que se observa na frase "Montou o cavalo no burro bravo", ocorre em: a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo. b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura. c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.