Publicação periódica alternativa, destinada aos fãs de determinada manifestação cultural (ex.: fanzine de banda desenhada ).
Trata-se de um veículo editado por um fã, seja de graphic novels, obras de ficção científica, ou de poemas, músicas, filmes, vídeo-games, entre outras temáticas incorporadas por estas publicações.
Fanzine, ou apenas zine é uma publicação alternativa e artesanal que prioriza a produção autoral, geralmente financiada pelo próprio editor ou editores e distribuída de maneira independente.
Assim, são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos do editor e dos leitores, reprodução de HQs antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.
Fanzine é uma publicação impressa independente. ... O fanzine nasceu nos Estados Unidos nos anos 30, quando os poetas usavam o material para divulgar suas poesias, mas fanzineiros de carteirinha afirmam que o fanzine no formato como conhecemos hoje, surgiu no final da década 70, junto com o movimento punk na Inglaterra.
A palavra vem da junção da expressão em inglês fanatic magazine. E é exatamente isso! Os Fanzines são publicações caseiras feitas por entusiastas de algum assunto. Seu principal alvo são outras pessoas que adoram o mesmo tema.
O fanzine é uma forma bem particular de publicação. ... Por meio dessas publicações, é possível conhecer diferentes formas de arte, apreciá-las e aprender a expressar-se criativamente a partir delas. Quem produz um fanzine quer criar vias, meios de apropriar-se e de dialogar com manifestações sem espaço de circulação.
Entendido como uma ferramenta que reúne recursos para atrair os jovens à superação dos obstáculos na tarefa de ler e escrever, o fanzine também prevê a difusão de seus textos e esforços conjugados entre escrita e produção artística, o que assimila outras modalidades interpretativas.