Significado de Hauçá adjetivo, substantivo masculino e feminino Relativo a um povo que habita o N da Nigéria e o Centro do Níger, ou indivíduo desse povo.
Os hauçás são muçulmanos, embora no passado adotassem práticas animistas, que ainda são encontradas em partes mais remotas. Têm sido um fator importante da disseminação do islamismo na África ocidental, por meio de contatos econômicos, de comunidades comerciais da diáspora hauçá e da política.
Os falantes nativos de hauçá, os hauçás, concentram-se sobretudo no Níger, no norte da Nigéria e no Chade.
Foram africanos trazidos dessa região, sobretudo haussás adeptos de vários tipos de devoção islâmica, os protagonistas de diversas conspirações e revoltas entre 18, a mais séria das quais aconteceu em fevereiro de 1814, e envolveu escravos de Salvador e subúrbios litorâneos.
Gana ficou conhecido como o "Reino do Ouro" (ao ponto do seu soberano, Mansa Musa, ser usado como referência em mapas do período) por controlar grandes minas de ouro e sal, mantendo importantes relações comerciais com o Império Árabe.
África Nigéria/Continente
O guzerate, guzarate, gujarati ou gujarate (ગુજરાતી, transl. Gudjarātī) é uma língua indo-ariana falada principalmente no oeste da Índia e em menor quantidade no Paquistão. É um dos 22 idiomas oficiais da Índia, além de língua minoritária do Paquistão.