Guatimozín pode referir-se a: Guatimozín - um dos nomes dados por cronistas espanhóis ao último imperador asteca Cuauhtémoc; Guatimozín - localidade e município da província de Córdoba, Argentina; Guatimozín - nome adotado por Dom Pedro I ao ser iniciado na Maçonaria.
Cuauhtémoc (15), também chamado Cuauhtemotzin ou Guatimozin), foi o último Tlatoani de Tenochtitlán e o último Huey Tlatoani asteca que não foi empossado pelos espanhóis. ...
Moctezuma II Moctezuma II (reinou entre 15), cujo nome também incluía Xocoyotzin ou "Senhor amargo", foi o nono imperador asteca, o filho de Axayacatl e bisneto de Moctezuma I (também visto como Montezuma I). Ele se rendeu aos espanhóis em 1520.
Cortés conseguiu fugir para uma zona ao norte de Tenochtitlán e sob um frondoso cipreste, conhecido como "a Árvore da Noite Triste", chorou a derrota de suas tropas para os astecas.
Foi um grande imperador asteca. Mas cometeu um erro fatal. Foi um líder asteca do século 16. Sob seu governo, entre 15, a civilização que ocupava o atual território mexicano alcançou seu auge econômico e militar. Mas o imperador ficou mais conhecido por um erro: ser amistoso com os colonizadores europeus.
Montezuma enviou ainda mais presentes quando Cortés se aproximou de Tenochtitlán. O contador do reino asteca registrou: - Eles deram aos espanhóis peças de ouro, penas da ave quetzal e gargantilhas de ouro. ... Montezuma recebeu Cortés no palácio de Axayacatl com todos os seus homens e 3 mil indígenas aliados.
Foi um líder asteca do século 16. Sob seu governo, entre 15, a civilização que ocupava o atual território mexicano alcançou seu auge econômico e militar. ... O encontro entre Montezuma e Hernán Cortez, chefe das tropas espanholas, no fim de 1519, foi o princípio do fim dos astecas.
Os turistas que viajam ao México temem a ameaça da chamada vingança de Montezuma: dizem que é só beber a água local para sofrer de diarréia. O problema é provocado pela bactéria Escherichia coli que, justiça se faça aos mexicanos, pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo, sempre que a água não é tratada.
Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 15 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.
A morte de Montezuma, em 1520, divide historiadores. Na versão mais aceita, ele teria sido apedrejado pelos próprios astecas, por considerarem-no fraco e obediente aos espanhóis.