Significa tecido em cicatrização ou cicatrizado. ... Trata-se de uma consequência de algum trauma (lesão) no tecido da região.
ALTERAÇÕES FIBROCICATRICIAIS SÃO COMO O PRÓPRIO NOME INDICA, CICATRIZES DE PROCESSO ANTERIOR JÁ RESOLVIDO.
A fibrose pulmonar não é transmissível de pessoa para pessoa. Ou seja, a doença não passa ou se "pega" de uma pessoa para a outra através dos mecanismos de contágio existentes noutras doenças contagiosas, como por exemplo na tuberculose, pneumonia, etc..
A fibrose pulmonar é uma doença caracterizada pelo surgimento cicatrizes no pulmão, chamadas de fibrose. Ao longo do tempo os pulmões podem ficar mais rígidos, resultando em maior dificuldade para respirar, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como falta de ar, tosse seca e cansaço excessivo.
Definição. As doenças pulmonares parenquimatosas difusas (DPPDs) representam um grande número de doenças (mais de 150), caracterizadas por infiltração celular e extracelular nas regiões acinares dos pulmões, isto é, distais aos bronquíolos terminais.
Os principais sintomas são2: tosse, geralmente seca; falta de ar; fadiga ao realizar pequenos esforços; falta de apetite; perda de peso; refluxo gastroesofágico; e pequena deformação na ponta dos dedos, conhecida como baqueteamento digital.
Pacientes com fibrose pulmonar podem ter uma vida ativa e produtiva, apesar da doença. Caso você sinta muitas dificuldades para fazer determinadas tarefas no trabalho, discuta com a empresa a transferência para outra função que seja menos extenuante.
Existem várias teorias sobre o que pode desencadear a fibrose pulmonar idiopática, incluindo vírus e exposição ao fumo do tabaco (ser fumador ativo ou passivo). Além disso, algumas formas de fibrose pulmonar idiopática ocorrem em famílias, e a hereditariedade pode desempenhar um papel na fibrose pulmonar idiopática.
As lacerações pulmonares representam lesões parenquimatosas associadas à ruptura das paredes alveolares, sendo, em geral, circundadas por áreas de hemorragia alveolar, e se caracterizam pela presença de ar, líquido ou ambos no interior da lesão(11).
O tratamento da fibrose pulmonar deve ser orientado por um pneumologista e, normalmente, inclui medicamentos com propriedades anti fibróticas, como Pirfenidona ou Nintedanibe, remédios corticoides, como a Prednisona, e remédios que reduzem a resposta do sistema imune, como a Ciclosporina ou Metotrexato, podendo aliviar ...